Universo do coaching

business concept - note with question mark and coffee

Apesar de ser uma actividade recente em Angola, cada vez mais se ouve falar sobre o Coaching.

Esta curiosa e interessante metodologia que nos leva a sair do ponto A para o B, que nos ajuda a alcançar objectivos, conhecer a nós mesmos  e potencializar as nossas competências em todas áreas da nossa vida.

Verdade seja dita, grande parte do público que nos envolve continua com muitas dúvidas sobre o que é, como funciona ou que vantagens se pode tirar de um processo de Coaching. Há quem pense que o coach é a mesma coisa que psicólogo, consultor, terapeuta ou mentor, como profissional  me sinto no dever de colocar os pontos  nos “Is” e os traços nos “Ts”, sendo assim vamos começar por dar nome as coisas:

Mentor é o profissional com mais experiência na área de interesse do mentorado (alguém que esteja a iniciar a sua carreira) disposto a repassar o que aprendeu através da prática ou do estudo e observação de casos de sucesso, dando ao mesmo  o caminho das pedras ou  pulo do gato.

Consultor é um profissional que faz o diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade. Ele usa metodologias, regras e normas que o seu cliente deve seguir, dando a esse as respostas para solucionar o seu problema.

Psicólogo é o profissional que busca entender os comportamentos e as funções mentais do ser humano. Ele aplica métodos científicos para compreender a psiquê humana e actuar no tratamento e prevenção de doenças mentais e melhorar sua qualidade de vida. Ele trabalha com o passado, presente e o futuro bem como cuida de questões como traumas, medos e receios que podem acarretar em uma vida frustrada.

Coach é o profissional que utiliza das ferramentas presentes na metodologia de desenvolvimento e maximização do desempenho humana e empresarial, conhecida como coaching. Trabalha o presente (estado actual) e o futuro (estado desejado)  através de ferramentas . O papel do coach é apoiar o cliente (coachee) durante o processo de coaching para que possa alcançar as metas determinadas por ele, desde o início do projecto. Quando falamos da metodologia, tudo aquilo que envolve o passado não pode e nem deve ser considerado.  Em suma o coach  faz perguntas poderosas que permite ao seu coachee encontar as suas próprias respostas.

Terapeuta é denominado terapeuta aquele indivíduo que possui habilidades adquiridas através da formação e experiência, seja em uma ou mais áreas de assistência à saúde, cujo trabalho é oferecer apoio. Esse profissional utiliza técnicas reconhecidas visando ao restabelecimento da saúde e qualidade de vida de uma pessoa. Um Terapeuta actua nos campos de energia da pessoa, ou seja, energia emocional, energia mental e energia espiritual.

Agora fica mais fácil entender as funções de cada profissional,  não se deixem enganar por profissionais que dizem actuar em todas essas áreas ao mesmo tempo, a menos que os mesmos tenham certificações.

A minha sugestão, para todos aqueles que têm curiosidade acerca do processo de coaching, é que não há nada melhor como experimentar. Alguns profissionais assim como eu,oferecem aos seus coachees  uma sessão experimental (gratuita), para que o coachee (cliente) possa sentir o processo, percebê-lo e usa-lo para seu  próprio benefício. Só passando por este processo saberá se vale ou não a pena.

Segue abaixo alguns benefícios, para ajudá-lo a visualizar um processo de Coaching:

* Definição de metas e objectivos mais claros;

* Desenvolvimento de planos de ação realista;

* Melhora a autoestima do cliente;

* Ajuda a libertar as crenças limitantes;

* Desperta a vontade interior;

* Inspiração para criar;

* Planeamento estratégico;

* Gestão de tempo e de actividades;

* Produtividade;

* Foco;

* Aumenta o desempenho nas realizações de suas tarefas diárias;

* Fortalece o poder de decisão;

* Aumenta consideravelmente as habilidades do coachee;

* Reduz o estresse;

* Ajuda o cliente a usar sua inteligência emocional com mais assertividade;

* Autoconfiança;

* Melhoria na comunicação;

* Flexibilidade;

* Resiliência;

* Autoconhecimento;

* Autocontrole;

* Autodesenvolvimento;

* Desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e capacidades;

* Relacionamento interpessoal;

Existem muitos outros benefícios que o Coachee (cliente) que passa pelo processo de Coaching pode obter.

Abraços da E,

Até a próxima se Deus quiser.

1 thought on “Universo do coaching”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *